Search
Close this search box.

Partidos de ACM Neto e Cacá Leão se organizam para diminuir poder de Lula, caso petista vença eleição

Integrantes do Centrão, União Brasil e Progressistas sabem que não serão a escolha preferencial no Congresso em 2023

Partidos de ACM Neto e Cacá Leão se organizam para diminuir poder de Lula, caso petista vença eleição
Fotos: Reprodução
Fotos: Reprodução

Para ampliar seu poder no Congresso, os partidos de ACM Neto (União Brasil) e Cacá Leão (Progressistas), iniciarão reuniões, logo após o primeiro turno da eleição, para avançar em uma fusão entre as legendas. A informação é da jornalista Andréia Sadi, da Globonews.

O objetivo da fusão entre UB e PP é criar uma superbancada na Câmara dos Deputados a partir de 2023, diminuindo o poder do próximo presidente da República, já que ele precisará do Congresso para aprovar medidas. Além disto, a fusão deve surgir forte para disputar a presidência da Câmara.

Com base na divulgação de Sadi, quem está conduzindo a movimentação pelo lado do União Brasil é seu vice-presidente nacional, Antônio Rueda. Pelo PP, o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.

Caso a fusão aconteça, a ideia de lideranças dos partidos é de que a nova sigla tenha cerca de 120 deputados – ou seja, será a maior bancada da Casa. Hoje, a maior bancada é a do PL, com 76 deputados.

PP e PL são partidos do Centrão. Já o União Brasil é fruto da fusão do DEM com o PSL. Por ter eleito a maior bancada em 2018, o União Brasil recebeu um fundão bilionário para custear as campanhas eleitorais deste ano.

De acordo com a jornalista da Globonews, as peças do chamado Centrão estão se mexendo conforme a eleição presidencial começa a caminhar para uma definição.

Sabendo que Lula pode ser eleito – com base nas últimas pesquisas eleitorais – o Centrão quer se tornar indispensável, pois sabe que não será a escolha preferencial do candidato do PT dentro do Congresso – já que conta com bancadas de esquerda e, também, de centro – como MDB e PSD.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

PODCAST

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.