O União Brasil oficializou em convenção, na manhã desta sexta-feira (5), o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, para disputar o Governo da Bahia nas eleições de outubro deste ano. Como candidata a vice-governadora, Neto terá Ana Coelho, empresária filiada ao Republicanos. O deputado federal Cacá Leão, do Progressistas (PP), também foi oficializado como candidato ao Senado pela chapa.
A convenção, realizada no Centro de Convenções de Salvador, contou com outros 12 partidos que se juntaram à candidatura de ACM Neto. Além do União Brasil, compõem a chapa as legendas PP, Republicanos, PSDB, PDT, PSC, Solidariedade, Cidadania, Podemos, PRTB, PTB, DC e PMN.
Em seu discurso, Neto destacou que a palavra que resume a sua campanha é mudança. “Com cada vez mais intensidade eu ouço as pessoas dos quatro cantos do estado levantarem a sua voz e dizerem: ‘Neto, nós queremos mudança’. Toda mudança vem do coração. A mudança nasce da esperança. E as baianas e baianos nunca, em momento algum, perderam a esperança. Mesmo quando as situações são tão difíceis, a gente não perde a esperança”, disse.
O agora candidato está percorrendo a Bahia desde janeiro de 2021, quando passou a prefeitura para Bruno Reis (UB), eleito em 2020. Desde então, Neto já visitou 197 cidades diferentes do interior do estado. Seu objetivo é passar das 300 até as eleições de outubro.
ACM Neto
ACM Neto é neto do ex-senador Antônio Carlos Magalhaes. Foi deputado federal aos 23 anos, em 2003, sendo o mais votado da Bahia. Exerceu três mandatos na Câmara. Em 2012, foi eleito prefeito de Salvador aos 33 anos. Foi reeleito em 2016 com 74% dos votos. Foi considerado o melhor prefeito do país em todos os seus oito anos à frente da capital baiana.