A partir desta sexta-feira (8), passa a ser facultativo em Lauro de Freitas o uso de máscaras em ambientes abertos ou fechados, exceto onde é indicada a manutenção da proteção. O decreto publicado no Diário Oficial do Município de hoje também libera a capacidade total de público em eventos públicos ou privados de acordo com a limitação de seus espaços.
O uso de máscara continua obrigatório em Unidades de Saúde, teatros, transportes públicos, cinemas, farmácias, universidades e escolas públicas ou privadas. Já em locais abertos, o item de segurança deve ser utilizado quando houver filas, em feiras livres ou ruas com intensa interação entre as pessoas.
O decreto ressalta que pessoas assintomáticas para Covid-19, ou seja, que apresentem coriza, tosse, febre, dores no corpo, dor de garganta ou de cabeça devem permanecer utilizando a máscara de proteção até que os sintomas desapareçam. E orienta que pessoas idosas, gestantes ou imunossuprimidas continuem utilizando a proteção ainda que estejam com o esquema vacinal em dia.
Vacinação
Continua obrigatória a comprovação da vacina contra a Covid-19 para os públicos alcançados pela imunização. As medidas são de caráter temporário e valem até dia 22 de abril, quando podem ser revogadas ou prorrogadas através de decreto, seguindo os critérios epidemiológicos da pandemia do coronavírus no município.
Mais de 200 mil pessoas em Lauro de Freitas já receberam a primeira dose da vacina que protege contra a doença e cerca de 81 mil já compareceram a um ponto de vacinação para tomar a segunda dose ou dose única.
Os números de casos registrados da Covid-19 estão estáveis com apenas uma pessoa internada, de acordo com boletim epidemiológico emitido nesta sexta-feira (8) pela Secretaria Municipal de Saúde. Duas pessoas estão em recuperação e 26 aguardando resultado do exame.