Anuncie no PB Branco

Restaurante de luxo no Rio Vermelho é denunciado por lixo jogado na rua

Descarte irregular tem causado mau cheiro e revolta entre moradores da região da Praia do Buracão

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Matéria atualizada às 23h38 de 05/06/2025, para incluir resposta do Restaurante Principote.

Moradores do Rio Vermelho, em Salvador, denunciam o descarte irregular de lixo pelo restaurante Principote, localizado na rua Barro Vermelho. Segundo a Associação dos Moradores, os resíduos são colocados na calçada fora do horário da coleta e de forma desorganizada, gerando mau cheiro e poluição visual em uma área nobre da cidade.

Anuncie no PB Branco

“Agora, somos barrados pelo lixo e mau cheiro de resto de comida e chorume que brotam do restaurante nas calçadas”, relata a moradora Thelma Diegues, que pede ação dos órgãos públicos. A situação tem comprometido a convivência no entorno da Praia do Buracão, antes considerada tranquila e propícia para o lazer de famílias.

O descarte inadequado de resíduos sólidos pode causar contaminação do solo, da água e do ar, além de atrair vetores de doenças como leptospirose, salmonelose e toxoplasmose. O impacto vai além da saúde pública, atingindo também o meio ambiente e a qualidade de vida dos moradores.

📲 Fique sabendo primeiro. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.

A Associação cobra fiscalização e medidas imediatas. Entre as práticas recomendadas, está o uso de câmaras frias para armazenamento de lixo orgânico em cozinhas industriais que produzem mais de 200 litros por dia — algo que, segundo os moradores, o restaurante ignora.

O Panorama da Bahia entrou em contato com o restaurante Principote e por meio de nota, o estabelecimento afirmou que a imagem usada na denúncia é antiga, e que atualmente segue as orientações da Limpurb, utilizando 12 tonéis para o descarte nos horários corretos de coleta, com protocolos que evitam acúmulo e garantem a limpeza da via.

Confira a nota na íntegra:

“Em resposta à imagem enviada pela Associação de Moradores da Rua Barro Vermelho, gostaríamos de esclarecer que o registro em questão é antigo — feito há cerca de dois anos, durante a implantação do restaurante Principote na mesma rua.

Atualmente, o Principote adota práticas responsáveis de descarte de resíduos, em conformidade com as orientações da Limpurb. Há pouco mais de um mês, nossa administração reuniu-se com o supervisor do órgão e reafirmou o compromisso com o correto manuseio dos resíduos sólidos.

Utilizamos 12 tonéis para o acondicionamento do lixo, que são colocados na calçada apenas nos dias e horários definidos para coleta. Imediatamente após a passagem do caminhão, os tonéis são recolhidos. Além disso, cada tonel é utilizado dentro da sua capacidade, evitando o acúmulo ou transbordamento de resíduos.

Nossa equipe de auxiliares de serviços gerais segue rigorosamente um protocolo adequado de transporte e descarte, prezando pela limpeza da via pública e pelo bom convívio com os vizinhos.

Anexamos uma imagem atual da fachada do restaurante, onde é possível ver as mudanças feitas no local, incluindo o crescimento das plantas na parede, o que também comprova que a imagem divulgada pela associação não corresponde à situação atual.

Estamos à disposição para quaisquer outros esclarecimentos.”

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

error: Conteúdo protegido.