Matéria atualizada às 23h38 de 05/06/2025, para incluir resposta do Restaurante Principote.
Moradores do Rio Vermelho, em Salvador, denunciam o descarte irregular de lixo pelo restaurante Principote, localizado na rua Barro Vermelho. Segundo a Associação dos Moradores, os resíduos são colocados na calçada fora do horário da coleta e de forma desorganizada, gerando mau cheiro e poluição visual em uma área nobre da cidade.

“Agora, somos barrados pelo lixo e mau cheiro de resto de comida e chorume que brotam do restaurante nas calçadas”, relata a moradora Thelma Diegues, que pede ação dos órgãos públicos. A situação tem comprometido a convivência no entorno da Praia do Buracão, antes considerada tranquila e propícia para o lazer de famílias.
O descarte inadequado de resíduos sólidos pode causar contaminação do solo, da água e do ar, além de atrair vetores de doenças como leptospirose, salmonelose e toxoplasmose. O impacto vai além da saúde pública, atingindo também o meio ambiente e a qualidade de vida dos moradores.
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A Associação cobra fiscalização e medidas imediatas. Entre as práticas recomendadas, está o uso de câmaras frias para armazenamento de lixo orgânico em cozinhas industriais que produzem mais de 200 litros por dia — algo que, segundo os moradores, o restaurante ignora.
O Panorama da Bahia entrou em contato com o restaurante Principote e por meio de nota, o estabelecimento afirmou que a imagem usada na denúncia é antiga, e que atualmente segue as orientações da Limpurb, utilizando 12 tonéis para o descarte nos horários corretos de coleta, com protocolos que evitam acúmulo e garantem a limpeza da via.
Confira a nota na íntegra:
“Em resposta à imagem enviada pela Associação de Moradores da Rua Barro Vermelho, gostaríamos de esclarecer que o registro em questão é antigo — feito há cerca de dois anos, durante a implantação do restaurante Principote na mesma rua.
Atualmente, o Principote adota práticas responsáveis de descarte de resíduos, em conformidade com as orientações da Limpurb. Há pouco mais de um mês, nossa administração reuniu-se com o supervisor do órgão e reafirmou o compromisso com o correto manuseio dos resíduos sólidos.
Utilizamos 12 tonéis para o acondicionamento do lixo, que são colocados na calçada apenas nos dias e horários definidos para coleta. Imediatamente após a passagem do caminhão, os tonéis são recolhidos. Além disso, cada tonel é utilizado dentro da sua capacidade, evitando o acúmulo ou transbordamento de resíduos.
Nossa equipe de auxiliares de serviços gerais segue rigorosamente um protocolo adequado de transporte e descarte, prezando pela limpeza da via pública e pelo bom convívio com os vizinhos.
Anexamos uma imagem atual da fachada do restaurante, onde é possível ver as mudanças feitas no local, incluindo o crescimento das plantas na parede, o que também comprova que a imagem divulgada pela associação não corresponde à situação atual.
Estamos à disposição para quaisquer outros esclarecimentos.”