A Prefeitura de Salvador, no âmbito do projeto Carnaval Sustentável, está promovendo o Observatório do Clima, uma iniciativa inovadora para monitorar a qualidade do ar durante o Carnaval. Foram instalados dois equipamentos nos circuitos mais movimentados da festa, um no Campo Grande e outro na Rua Dias D’Ávila, na Barra.
Os aparelhos são capazes de medir todos os parâmetros exigidos pela legislação brasileira, conforme o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), permitindo um monitoramento mais completo da poluição do ar.
O objetivo é coletar dados sobre gases e partículas presentes no ar, que serão analisados com base nos Índices de Qualidade do Ar. Os resultados indicam se o ar está bom, regular, moderado ou em alerta para a saúde das pessoas.
“Essa é uma das inovações do nosso Carnaval Sustentável deste ano, que tem como uma de suas vertentes o monitoramento da qualidade do ar no nosso maior evento cultural. Em parceria com especialistas da área, instalamos dois equipamentos estratégicos em pontos de grande movimentação de foliões. Embora esses dois locais representem apenas parte do circuito, esses pontos de monitoramento são essenciais para entendermos melhor a qualidade do ar nesses locais específicos, fornecendo dados valiosos que poderão orientar o planejamento de futuras edições da festa, com foco na sustentabilidade”, afirmou Ivan Euler, titular da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis).