Foto: Joseanne Guedes/ABI
A Associação Bahiana de Imprensa (ABI) recebeu nesta terça-feira (30) a visita do cônsul-geral de Portugal em Salvador, Ricardo Cortes. Acompanhado pela presidente da entidade, Suely Temporal, o diplomata percorreu as instalações do Edifício Ranulfo Oliveira, no Centro Histórico da capital, conhecendo equipamentos como o Museu de Imprensa, a Biblioteca Jorge Calmon, a Sala de Exibição Roberto Pires e o Auditório Samuel Celestino.
Durante a visita, o cônsul destacou a relevância simbólica da ABI e a importância do intercâmbio entre instituições brasileiras e portuguesas. “Sendo também uma função consular estabelecer laços, consideramos importante a proximidade com a Associação Bahiana de Imprensa. Exploramos a possibilidade de estreitar esses laços, equacionando, por exemplo, um possível congresso aqui, em parceria com uma entidade congênere portuguesa”, afirmou.
A presidente Suely Temporal ressaltou o potencial da cooperação internacional para fortalecer a liberdade de imprensa. “Espero que essa parceria frutifique e que possamos cada vez mais intensificar a cooperação entre Brasil e Portugal através da ABI, desenvolvendo projetos comuns que caminhem no sentido de defender a imprensa livre, ética e responsável”, disse.
O encontro ocorre em um cenário de crescente debate sobre cooperação internacional no jornalismo, diante de desafios como a desinformação, a regulação das plataformas digitais e a atualização tecnológica. Para a ABI, a visita representa a abertura de novas agendas que aproximem jornalistas e instituições de comunicação dos dois países.
Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br