Muquiranas assina novo acordo com MP-BA para combater violência contra a mulher no Carnaval

Bloco terá que adotar medidas como identificação de foliões, campanhas educativas e exclusão de associados denunciados

Municípios baianos recebem Selo de Transparência por informar uso de verba para festejos juninos
Foto: Divulgação/MPBA
Foto: Divulgação/MPBA

O bloco As Muquiranas firmou um novo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio do Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero (Nevid), para reforçar o combate à violência contra a mulher durante o Carnaval de Salvador. O acordo foi assinado no dia 30 de abril, após debates iniciados desde 2018, quando surgiram denúncias de importunação sexual envolvendo foliões do bloco.

Entre as obrigações assumidas, estão a numeração das fantasias vinculada ao cadastro do folião, exclusão de associados denunciados por violência com devolução do valor pago, campanhas educativas nas redes sociais e trios, e proibição de fantasias com erotização de profissões femininas. “Nosso objetivo é promover uma cultura de paz e de não importunação sexual”, afirmou a promotora de Justiça Sara Gama, coordenadora do Nevid.

Outras medidas incluem a proibição de objetos com conotação sexual, uso de pistolas de água e veiculação de mensagens contra racismo e homofobia nos carros de som. O bloco também deve manter o cadastro de foliões atualizado, apoiar ações do Nevid e oferecer canais de denúncia nas redes sociais durante o período carnavalesco.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

error: Conteúdo protegido.