A Prefeitura de Jequié, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e da comissão organizadora da Festa Literária Internacional do Sertão de Jequié (Felisquié), realizou na manhã desta sexta-feira (25) mais uma edição itinerante do projeto. O encontro aconteceu no Colégio Estadual de Jequié e reuniu estudantes e professores em uma programação especial, em celebração ao Dia do Escritor.
O evento começou com uma apresentação do Núcleo Cidade Sol do NEOJIBA, emocionando o público com performances musicais. Em seguida, o escritor e secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton, falou sobre a trajetória da Felisquié e as expectativas para a edição deste ano, que acontece de 21 a 23 de outubro com o tema “As relações culturais entre italianos e baianos”.
Durante a programação, os professores Valter Marcelo e José Vitor abordaram a influência dos imigrantes italianos no desenvolvimento de Jequié. Valter destacou marcos como a fundação da Casa Confiança, primeiro estabelecimento comercial da cidade, pelos italianos José Rotandano e José Niella, além da organização da primeira feira livre, na atual Praça Luiz Viana.
“Hoje, celebramos não apenas o Dia do Escritor, mas também a oportunidade de fortalecer o vínculo entre a comunidade escolar, de forma que todos, especialmente nossos jovens, sintam-se parte dessa festa literária tão especial. Este ano, com o tema das relações culturais entre italianos e baianos, pretendemos dar visibilidade a uma história que está presente em cada canto de Jequié. Além de homenagearmos figuras que marcaram nossa trajetória, como os baianos Raul Seixas e Euclides Neto, queremos fazer com que a Felisquié seja, cada vez mais, um ponto de encontro de saberes, um espaço para o crescimento cultural e intelectual de todos.”, destacou o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton.