A Prefeitura de Jequié desmentiu, nesta quarta-feira (22), durante reunião com o Conselho de Política Cultural, o boato de que o São João da cidade seria privatizado. O secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton, destacou que “as praças e todo o circuito junino continuarão com acesso gratuito, sem cobrança de ingressos”. O projeto de concessão, que será apresentado à Câmara de Vereadores, prevê que uma empresa vencedora do certame será responsável pela infraestrutura do evento, como montagem de palco, iluminação e barracas, reduzindo custos para o município.
O procurador-geral Daniel Quadros reforçou que a mudança proporcionará uma economia superior a R$ 2,5 milhões, permitindo que o evento seja ainda maior sem prejuízos aos trabalhadores e foliões. “A concessão não compromete a grandiosidade do São João. A programação artística seguirá sendo responsabilidade da Prefeitura. Este modelo, já adotado em grandes festas, também atrai mais patrocinadores, diminuindo o investimento público e ampliando os benefícios para o público e os ambulantes”, explicou Quadros.
A proposta, inspirada em festas tradicionais como as de Caruaru e Petrolina, permitirá à equipe municipal focar em ações culturais e turísticas, reduzindo a sobrecarga operacional. “Com o novo formato, garantimos a sustentabilidade financeira do São João e mantemos o compromisso de oferecer um evento acessível e de qualidade para a população”, concluiu Domingos Ailton.