Foto: Matheus Landim/GovBA
As obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana entraram em uma nova etapa com o início do descarregamento dos primeiros três mil metros de trilhos destinados ao Trecho 2, que conectará Paripe a Águas Claras. Até novembro, estão previstos 27,5 mil metros de trilhos, o equivalente a 67% do material necessário para esta fase do projeto.
O abastecimento será feito por três desembarques no Porto de Salvador, com descarga diária de duas carretas, cada uma transportando 42 barras de 12 metros. No total, 55 carretas devem atender ao canteiro de obras. Os trilhos recebidos serão instalados entre a rotatória do Hospital do Subúrbio e Águas Claras. Segundo o engenheiro civil Renato Ribeiro dos Santos, “a previsão é iniciar a instalação da via permanente com esses trilhos a partir de novembro”.
O entusiasmo também é sentido por trabalhadores da operação. Perivaldo Amaral, 33 anos, ajudante no desembarque, destacou a importância de participar do processo: “O trabalho está excelente e a obra segue a todo vapor. É um orgulho fazer parte desse sonho”. Com investimento de R$ 5,4 bilhões, o VLT terá 40 quilômetros de trilhos e 42 paradas, estendendo-se até o Comércio.
De acordo com os números oficiais, o Trecho 1, que vai da Calçada à Ilha de São João, já alcançou 33,79% de avanço físico. O Trecho 2, entre Paripe e Águas Claras, soma 19,99%, com serviços de drenagem, terraplanagem e duplicação da BA-528. Já o Trecho 3, que ligará Águas Claras a Piatã, está em 2,11% de execução e tem conclusão prevista para 2028.
Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br