A vereadora e pré-candidata a deputada federal, Marta Rodrigues (PT), destacou a vinda do ex-presidente Lula à Salvador no 2 de Julho, data que marca a Independência da Bahia e do Brasil, como um momento histórico na trajetória da democracia no país e no estado.
Para a petista, o ex-presidente tem os mesmos ideais que permeiam a festa cívica, como a luta pela liberdade, pela garantia dos direitos humanos, constitucionais e por justiça social.
“A relação de Lula com o 2 de Julho não é de agora e não é meramente eleitoreira, como a de outros pré-candidatos, pois o ex-presidente sempre reconheceu a importância dessa data para a independência do Brasil, sempre reconheceu a participação amplamente popular como crucial nesta luta histórica do povo baiano que livrou o país do que restava das tropas portuguesas”, declarou.
Segundo Marta, o desfile do 2 de Julho sempre foi marcado pela presença de pautas progressistas e de esquerda. Ela lembrou, ainda, que nos últimos quatros anos o cortejo aconteceu com grandes manifestações de oposição “ao governo temerário e retrógrado de Bolsonaro”.
“A identificação do povo baiano com Lula é grande, e isso vem sendo explicitado em todas as eleições. A batalha pela independência no nosso estado envolveu toda nossa população, de pretos, índios, brancos, pardos, homens e mulheres, caboclos e caboclas, pessoas de religiões distintas, com o mesmo objetivo. Foi um exemplo de civismo e demonstração de que as principais conquistas acontecem quando a luta não é segregada”, declarou.
A pré-candidata a deputada federal acrescentou, também, que a vinda de outros pré-candidatos acontece na esteira da agenda do ex-presidente Lula. “Qual a identificação que Bolsonaro tem com o Dois de Julho? Nenhuma, pelo contrário, é um indivíduo que bate palmas para a ditadura militar, um dos períodos mais nefastos e sombrios de nossa história”, pontuou.