O renomado jornalista Valter Xéu, diretor e editor de Pátria Latina, Vietnã Hoje e Revista Pelo Mundo, se reuniu nesta terça-feira (23) com a embaixada de Cuba, em Brasília. A reunião teve como objetivo discutir a retomada das relações diplomáticas entre Brasil e Cuba, que foram abaladas durante o governo de Jair Bolsonaro. Com a eleição e posse de Luiz Inácio Lula da Silva, a amizade entre os dois países foi reatada, e a intenção agora é fortalecer esses laços para benefício das duas nações.
A recepção na embaixada foi calorosa, refletindo o apreço mútuo entre o jornalista baiano e os representantes cubanos. Valter, um velho amigo de Cuba e um dos grandes promotores da ilha caribenha no Brasil, foi recebido pelo embaixador Adolfo Curbelo Castellanos e pela conselheira Idalmis Brooks Beltrán. Durante o encontro, eles discutiram estratégias para fortalecer a amizade entre os dois povos e explorar diversas áreas de cooperação.
>> Veja também: Luciano Barreto entrevista Valter Xéu, precursor do jornal Pátria Latina •
O visitante brasileiro expressou sua grande satisfação em participar desse momento de reaproximação e enalteceu a importância de uma parceria sólida e duradoura entre Brasil e Cuba. “Ao longo dos anos, tive o privilégio de conhecer e divulgar a riqueza cultural, as belezas naturais e o povo acolhedor de Cuba. A retomada das relações diplomáticas entre nossos países é um passo fundamental para promover a amizade e o entendimento recíproco”, afirmou o jornalista.
O embaixador, por sua vez, destacou a contribuição do comunicador na promoção de Cuba em toda a América Latina, e agradeceu seu empenho em estreitar ainda mais os laços entre os dois países. “Valorizamos profundamente a dedicação do amigo Valter Xéu em divulgar a rica cultura e o potencial de nossa pátria. Sua presença aqui hoje é uma prova do seu compromisso em fortalecer, ainda mais, nossa amizade e colaboração”, afirmou Curbelo.
Durante a conversa, foram discutidas diversas áreas de cooperação, e o turismo se destacou como uma das principais vertentes para estreitar os caminhos entre as duas nações. O jornalista ressaltou a importância de incentivar e divulgar o turismo cubano, destacando suas belezas naturais, patrimônio histórico e a hospitalidade do povo acolhedor e solícito. Através dessa iniciativa, além de promover intercâmbios culturais, espera-se impulsionar também o comércio bilateral, criando novas oportunidades de negócios para ambos os povos.
Com a visita de Valter Xéu e as perspectivas positivas manifestadas pelo embaixador Adolfo Curbelo Castellanos, as expectativas são de que a retomada das relações diplomáticas entre Brasil e Cuba seja um marco importante para o fortalecimento das parcerias entre as duas nações. Resta aguardar os desdobramentos das discussões e as ações concretas que serão tomadas para transformar essas intenções em realidade.