Durante evento na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), nesta terça-feira (3), o presidente estadual do MDB e também presidente da Companhia de Engenharia Hídrica de Saneamento da Bahia (CERB), Jayme Vieira Lima, negou que haja definição sobre uma possível federação com o Republicanos. Segundo ele, as conversas ainda estão em estágio inicial e ocorrem dentro e fora do partido.
“O assunto da federação no MDB está em tratativas iniciais, identificando qual seria um partido que a gente conseguiria fazer uma construção de uma pertinência tanto ideológica quanto avançar nos temas e debates na Câmara Federal”, afirmou.
Questionado sobre a possibilidade de o Republicanos assumir o comando da federação na Bahia, Jayme rechaçou qualquer especulação. “Não tem a menor procedência essa informação de que a presidência vai para um partido A, B, C ou D. Não existe isso. O que existe são tratativas iniciais”, disse, enfatizando que o MDB tem lado definido no cenário político estadual.
Jayme também reafirmou o apoio do MDB à reeleição do governador Jerônimo Rodrigues, destacando que o partido faz parte da base aliada. “Existe uma posição muito clara do diretório estadual da Bahia de caminhar com o nosso governador Jerônimo Rodrigues em 2026. O MDB é do governo, ele está no governo, ele faz parte do governo”, pontuou.
Sobre a composição da chapa majoritária, o dirigente defendeu a manutenção da aliança atual. “O MDB tem uma posição clara sobre a sua vaga na vice-governadoria e defende o direito de reeleição da chapa. Jerônimo e Geraldinho”, concluiu Jayme, reforçando a permanência do partido na base governista.
Assista:
