A Prefeitura de Jequié promoveu, nesta sexta-feira (25), a edição itinerante da Festa Literária Internacional do Sertão de Jequié, a Felisquié, no Colégio Estadual de Jequié. A ação, que celebrou o Dia do Escritor, contou com apresentações culturais, palestras e rodas de conversa, mobilizando estudantes e professores da unidade escolar em torno da valorização da cultura local.
A programação incluiu a apresentação do Núcleo Cidade Sol do NEOJIBA e palestra do escritor e secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton, que destacou a importância do evento. “Hoje, celebramos não apenas o Dia do Escritor, mas também a oportunidade de fortalecer o vínculo entre a comunidade escolar […]”, afirmou. A edição principal da Felisquié ocorrerá entre 21 e 23 de outubro, com o tema “As relações culturais entre italianos e baianos”.
Professores como Valter Marcelo e José Vitor trouxeram reflexões sobre a influência dos imigrantes italianos no desenvolvimento de Jequié, citando a criação da Casa Confiança e a escolha de Santo Antônio de Pádua como padroeiro da cidade. Imagens históricas e curiosidades enriqueceram a apresentação e prenderam a atenção dos estudantes.
O evento também contou com a performance do Grupo SemTeias e com a participação de professores escritores como Adriana Abreu, Ailana Freitas, Mileide Machado e Osvaldo Braga, que compartilharam suas trajetórias na literatura e incentivaram os jovens a se engajarem na produção cultural e intelectual da cidade.