O deputado estadual Robinson Almeida (PT) comentou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e militares de alta patente pela tentativa de golpe de Estado.
O julgamento, considerado inédito, terminou com placar de 4 a 1 na Primeira Turma da Corte, com o ministro Luiz Fux sendo o único voto divergente. Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 de prisão em regime inicialmente fechado.
Para Robinson, a decisão representa um marco histórico na defesa do Estado Democrático de Direito. “A condenação de Bolsonaro é uma vitória da democracia. As instituições do nosso país saem mais fortalecidas desse julgamento histórico”, disse o deputado.
O parlamentar destacou também o caráter inédito da decisão em relação às Forças Armadas. “Pela primeira vez, militares de alta patente são condenados por tentativa de golpe de Estado. O STF atuou como garantidor da nossa democracia”, afirmou Robinson.
Segundo ele, o recado da Suprema Corte é claro: o Brasil não aceitará retrocessos autoritários. “O futuro da nossa nação será construído com mais democracia, soberania, justiça social e respeito ao povo brasileiro”, concluiu o deputado.