Search
Close this search box.
Anuncie no PB Branco

Variante do coronavírus foi detectado em Salvador e mais 16 cidades da Bahia

Lacen-BA confirma presença das sublinhagens; Vacina bivalente é eficaz na prevenção

Pesquisa confirma prejuízos de memória em infectados por Covid-19
Foto: Divulgação Sesab
Foto: Divulgação Sesab

Amostras das sublinhagens JN.1 e JN.1.1 da variante Ômicron do vírus responsável pela Covid-19 foram identificadas na Bahia, conforme relatório do Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA). A detecção ocorreu por meio de sequenciamento genético em amostras de Salvador e outros 16 municípios baianos, coletadas entre 24 de dezembro de 2023 e 11 de janeiro de 2024.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica a JN como uma variante de interesse, no entanto, a boa notícia é que a vacina bivalente tem se mostrado eficaz na prevenção da Covid-19 causada por essas sublinhagens.

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) recomenda que os municípios intensifiquem a vacinação contra a Covid-19. “É importante que todos busquem os postos de vacinação e tenham o esquema vacinal atualizado, principalmente neste momento que ocorrem festas com grandes aglomerações de pessoas vindas de diversas partes do país e até mesmo estrangeiros”, ressalta a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.

Anuncie no PB Branco

De acordo ainda com a chefe da pasta estadual, a Sesab, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, vem desenvolvendo, desde o dia 17 de janeiro, uma ação de vacinação neste período pré-carnavalesco que busca intensificar a imunização com a vacina bivalente. Do início da ação até esta quinta-feira (1º), foram aplicadas 8.233 doses.

A diretora da Vigilância Epidemiológica do Estado, Márcia São Pedro, tranquiliza a população ao afirmar que as vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) são eficazes contra as variantes em circulação no país. Ela destaca que a imunização não apenas reduz a possibilidade de contrair a doença, mas também diminui as chances de desenvolver sintomas graves e mortes.

No momento, a cobertura da vacina bivalente na Bahia está em 15,05%. O imunizante é destinado a pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos, que tenham recebido a última dose do imunizante há mais de 6 meses. Durante a ação pré-carnaval, a vacina está sendo ofertada para todos com 12 anos ou mais.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Tags: #

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

PODCAST

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.