Foto: Laís Rocha/Setur-BA
O Governo da Bahia iniciou nesta quarta-feira (24), em Camaçari, a capacitação de mais de 300 baianas de acarajé que atuam na Costa dos Coqueiros. A ação, promovida pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) em parceria com a Prefeitura e a Associação Nacional das Baianas de Acarajé (Abam), busca valorizar a tradição afro-baiana e fortalecer o afroturismo na região.
Segundo o secretário de Turismo, Maurício Bacelar, a iniciativa integra a Estratégia Turística Bahia 4.0, que aposta na qualificação da mão de obra como forma de impulsionar a economia local. “Depois de Salvador, avançamos com a qualificação das baianas em outros municípios, começando por Camaçari, que tem forte vocação para o turismo”, afirmou. O prefeito Luiz Caetano reforçou a importância da parceria para gerar emprego e renda.
Com carga horária de 34 horas, os cursos incluem temas como qualidade no atendimento, regras sanitárias, empreendedorismo, marketing digital, ética, sustentabilidade e direitos humanos. As participantes receberão certificados de capacitação ao final das aulas. Para a coordenadora da Abam, Rita Santos, o programa preserva um ofício centenário e garante que as baianas “tenham um direcionamento sobre como atender melhor baianos e turistas”.
Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br