Search
Close this search box.

SJDH e Projeto Axé destacam ancestralidade africana na Flica 2024

Oficina ‘Estêncil com Símbolos Adinkra’ reforça educação e cultura em direitos humanos

Foto: Matheus Landim/GovBA
Foto: Matheus Landim/GovBA

A Secretaria da Justiça e Direitos Humanos (SJDH) promoveu, neste sábado (19), em parceria com o Projeto Axé, a oficina ‘Estêncil com Símbolos Adinkra’ durante a Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) 2024. A atividade faz parte do eixo estratégico da SJDH, que integra educação e cultura em direitos humanos. “A construção da ancestralidade afrodescendente no Recôncavo é algo que precisamos valorizar”, afirmou Trícia Calmon, superintendente da SJDH.

A oficina, conduzida pelo artista plástico e educador Carlos Victor Pereira, propôs reflexões sobre justiça, dignidade e igualdade a partir da sabedoria africana. “É essencial que, em um espaço como a Flica, possamos promover uma educação antirracista através da arte”, destacou Carlos Victor. Durante a atividade, os participantes aprenderam sobre os símbolos Adinkra, originários do grupo étnico Akan, que carregam mensagens filosóficas e espirituais.

A professora Adeilda do Nascimento, que participou da oficina, ressaltou a importância de buscar sua ancestralidade. “Como uma mulher preta de Salvador, é fundamental reconectar com minhas raízes, especialmente em um lugar como Cachoeira”. Outra participante, Carolina Araújo, também compartilhou sua experiência: “Como mulher negra e com deficiência, me senti incluída e pertencente a esse espaço”, disse.

Anuncie no PB Branco

Além da oficina, a SJDH aproveita a Flica para distribuir material gráfico da campanha ‘Respeito é Nosso Direito’, reforçando o compromisso com os direitos de públicos prioritários, como crianças, adolescentes, idosos e a comunidade LGBTQIAPN+.

📲 Fique sabendo primeiro. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.

A Flica 2024 é uma realização da Fundação Hansen Bahia (FHB), em parceria com a Prefeitura de Cachoeira, LDM (livraria oficial do evento), CNA NET (internet oficial do evento) e conta com o apoio da Bracell, ACELEN, Bahiagás, Governo do Estado da Bahia, através da Bahia Literária, ação da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura e da Secretaria de Educação, Caixa e Governo Federal. Mais informações aqui.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

PODCAST

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.
Anuncie no PB Branco