O vereador reeleito Silvio Humberto (PSB), em entrevista ao Panorama da Bahia nesta segunda-feira (18) [assista abaixo], expressou seu apoio ao debate sobre o fim da jornada de trabalho 6×1 na Câmara dos Deputados. Segundo ele, a discussão vai além das pautas habituais, tocando em questões fundamentais sobre o propósito e o valor do trabalho na sociedade moderna. “Até que enfim, estamos tendo a oportunidade de ter uma discussão ideológica sobre algo que realmente importa”, afirmou.
O edil destacou que a redução da jornada de trabalho é uma questão de justiça social e não apenas uma forma de maximizar lucros. Ele enfatizou que reduzir horas de trabalho pode gerar empregos e renda em outros setores, contrariando o argumento de que mudanças na jornada levariam a desemprego. “A gente não pode ser escravo do lucro”, salientou Silvio, ressaltando que mudanças históricas, como a abolição da escravidão, também enfrentaram resistência similar.
Silvio também mencionou que debates sobre produtividade e o impacto das horas trabalhadas, como o exemplo de Portugal, mostram que mais horas não necessariamente traduzem em maior produtividade. Ele argumenta que a discussão sobre a jornada de trabalho redefine a visão sobre o trabalho e suas implicações na vida das pessoas. “É um debate do ponto de vista de visão de mundo, o que é que se tem de visão sobre o trabalho”, concluiu, expressando apoio à medida, visando enriquecer o debate nacional sobre o tema.
Assista entrevista: