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SAC Móvel em Salvador oferece nova Carteira de Identidade Nacional

Atendimento ocorre até 15 de outubro, com agendamento prévio em três pontos da cidade

Foto: Feijão Almeida/GovBA
Foto: Feijão Almeida/GovBA

O SAC Móvel iniciou, nesta terça-feira (8), o atendimento para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em Salvador. O serviço estará disponível até 15 de outubro em carretas localizadas no estacionamento do Shopping Bela Vista e lojas Ferreira Costa, na Paralela e nos Barris. Segundo o governo, o atendimento é realizado exclusivamente por agendamento, que pode ser feito pelo aplicativo ou site do Governo da Bahia, além dos números de call center: (71) 4020-5353 (celular) ou 0800 071 5353 (fixo).

Com o CPF como número único de identificação, a CIN permite reunir diferentes informações do cidadão. “É um documento mais completo, que facilita a identificação”, destaca a coordenadora dos postos SAC Salvador e Região Metropolitana (RMS), Cecília Pereira. Para a emissão, é obrigatório apresentar certidão de nascimento ou estado civil em formato original. Caso o documento esteja plastificado, uma cópia também será solicitada.

Além de unificar o CPF, a CIN permite inserir dados adicionais, como números de outros documentos e informações de saúde, incluindo condições médicas como Transtorno do Espectro Autista (TEA) e tipos de deficiência. “Esse novo modelo de identidade é pensado para incluir necessidades diversas da população, facilitando a portabilidade de dados em um só documento”, explica Pereira. O atendimento do SAC para emissão da CIN em Salvador tem uma oferta semanal de 500 vagas.

A validade da CIN varia conforme a faixa etária: cinco anos para crianças de até 12 anos, dez anos para pessoas entre 12 e 60 anos, e validade indeterminada para maiores de 60. A nova versão digital do documento estará disponível três dias após a emissão, no portal gov.br, com um QR code para autenticação. O antigo RG ainda é válido até fevereiro de 2032, tornando a emissão da nova identidade opcional no momento.

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O SAC também oferece serviços como consulta de antecedentes criminais, prova de vida para inativos e pensionistas estaduais, atendimento ao Planserv e orientações da Ouvidoria Geral do Estado. Esses serviços estão disponíveis das 8h às 17h, por ordem de chegada, nos postos de atendimento. “O SAC busca atender com qualidade as demandas dos cidadãos, e a oferta de múltiplos serviços amplia a conveniência para o público”, afirma Pereira.

A implementação da CIN é feita pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) e a Secretaria da Administração (Saeb). O serviço já está disponível em 12 postos SAC da capital, quatro na RMS e em 21 localidades no interior.

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