O deputado estadual Robinson Almeida (PT) defendeu, nesta terça-feira (13), a criação de um sistema único de segurança pública, constitucionalizado, como resposta ao avanço da criminalidade no Brasil. Segundo o parlamentar, o problema é nacional, fortemente relacionado ao tráfico e consumo de drogas, e exige um novo pacto federativo que envolva União, estados, municípios e a sociedade civil.
“As organizações do eixo Rio-São Paulo estão expandindo suas operações principalmente para o Norte e Nordeste, o que agrava ainda mais a situação”, alertou o parlamentar.
Robinson ressaltou ainda o esforço do governo estadual na Bahia para enfrentar o problema, citando investimentos em inteligência policial, infraestrutura, novas delegacias, viaturas e reestruturação das forças de segurança. “O governador tem feito muito, e nós somos testemunhas desse esforço diário”, afirmou.
Crítico à postura da oposição, o deputado acusou adversários políticos de explorar tragédias para fins eleitorais. “A oposição defende a tese do ‘quanto pior, melhor’. Em vez de apoiar o trabalho dos policiais que arriscam suas vidas para proteger a população, preferem usar casos isolados para atacar o governo”, disse.