A apresentação do nome do ex-governador Geraldo Alckmin (PSB) para a vaga de vice do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida presidencial deste ano, foi concretizada nesta sexta-feira (8), em São Paulo.
Alckmin e Lula apareceram juntos pela primeira vez no fim de 2021, em jantar organizado por um grupo de advogados em São Paulo. Até então eles eram adversários políticos. Novamente em São Paulo, uma reunião concretizou a união.
Lula deu as boas-vindas ao antigo adversário. “Alckmin, você será recebido como um velho companheiro dentro do nosso querido Partido dos Trabalhadores”, disse Lula.
“Nós vamos somar esforços para a reconstrução do nosso país. Nós temos hoje um governo que atenta contra a democracia e atenta contra as instituições, e o que melhor define as nações que vão bem é exatamente ter boas instituições”, afirmou o ex-tucano.
Alckmin tinha a intenção de ser candidato ao governo de São Paulo, mas aceitou o convite do petista para disputar a Vice-Presidência da República. O ex-ministro Fernando Haddad (PT) e o ex-governador Márcio França (PSB) foram os principais articuladores da aliança.