A Ponte São João, que liga os bairros do Lobato e Plataforma, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, está passando por um processo de elevação e revitalização como parte das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e executada pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), a intervenção busca corrigir desgastes estruturais e reforçar a fundação, já que a proximidade com o mar acelerou a oxidação ao longo dos anos.
Construída originalmente em 1860 e reconstruída em 1952, a ponte já passou por reformas anteriores, incluindo uma grande intervenção em 2009. Agora, a obra inclui a recuperação da parte de concreto e da estrutura metálica. “A parte de concreto já foi recuperada e agora estamos dando start à etapa da recuperação da ponte metálica, com a substituição dos aparelhos de apoio”, explicou o engenheiro de produção Danilo Carvalho.
O processo de elevação, conhecido como “macaqueamento”, está sendo executado pelo Consórcio Expresso Mobilidade Salvador. Com 468 metros de extensão, a ponte será elevada gradualmente, em ciclos de 1 a 2 milímetros, até atingir cerca de 10 a 15 centímetros. Para isso, são utilizados quatro macacos hidráulicos de 60 toneladas, bombas hidráulicas, calços metálicos e instrumentos de medição para monitorar com precisão o deslocamento da estrutura.
A expectativa é que essa etapa de elevação e reforço seja concluída em meados de 2026, permitindo a continuidade do cronograma do VLT. O novo sistema de transporte promete modernizar a mobilidade e integrar o Subúrbio Ferroviário ao restante da cidade, preservando um importante patrimônio histórico e garantindo segurança para os usuários.