A Operação Lei Seca do Detran-BA reforçou a fiscalização nos acessos aos circuitos do Carnaval de Salvador, abordando 1.506 condutores desde a última quinta-feira (27). Na noite de segunda-feira (3), em Amaralina, um dos acessos ao circuito Barra-Ondina, motoristas passaram por testes do bafômetro e conferência de documentos. “Queremos coibir essa prática para que as pessoas possam brincar e se divertir sem se envolver em acidentes”, destacou o tenente-coronel Orlando Rodrigues, coordenador executivo de trânsito do Detran-BA.

Quem for flagrado dirigindo sob efeito de álcool pode receber multa de R$ 2.934,70, além da suspensão da CNH por um ano. A ação é elogiada por foliões e trabalhadores do trânsito. “As blitz são fundamentais para evitar acidentes por irresponsabilidade com bebida”, afirmou Rodrigo Macedo, de 35 anos. O taxista Carlos dos Santos também apoia a medida. “As pessoas abusam, então é necessário. Eu nunca tive problema com blitz, o que falta é mais consciência”.
Além da fiscalização, o Detran-BA investe em ações educativas nos circuitos carnavalescos e nas redes sociais. “Explicamos como funciona o equipamento e colocamos um adesivo nos condutores: verde, liberado; vermelho, não pode dirigir”, explicou Orlando Rodrigues. Desde dezembro, 216 operações foram realizadas na capital e Região Metropolitana, reforçando o compromisso com a segurança no trânsito.