No Dia do Vereador, celebrado nesta quarta-feira (1º), o presidente da Câmara Municipal de Salvador, Carlos Muniz (PSDB), ressaltou a importância do trabalho legislativo para aproximar a população das decisões que afetam diretamente o cotidiano da cidade.
Segundo Muniz, a função do vereador é transformar as demandas das comunidades em ações concretas. “Nosso trabalho é ouvir, agir e melhorar a vida de cada bairro e comunidade. Enfim, nossa prioridade é a escuta, respeito e luta pela população de Salvador”, disse.
Ele destacou ainda que os vereadores são os políticos mais próximos das comunidades, funcionando como uma “ponte” entre o povo e o poder público. Muniz também reforçou que a população deve acompanhar de perto o trabalho dos vereadores eleitos. “Afinal, exercer a democracia pode ser mais do que votar nos pleitos que ocorrem a cada dois anos, em níveis municipal, estadual e federal. A participação do cidadão na democracia pode ser realizada também com uma atuação proativa nas discussões da política institucional da sua cidade”, destacou o presidente.
À frente da Câmara de Salvador, Muniz afirmou ter como compromissos a transparência, o diálogo entre vereadores de diferentes orientações políticas e a eficiência administrativa. Ele ainda defendeu a harmonia entre os poderes como forma de beneficiar a sociedade. “Embora independentes, Legislativo, Executivo e Judiciário devem manter um diálogo institucional, sempre em favor da população”, concluiu.