O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou a necessidade de integração regional durante sua visita oficial à Bolívia nesta terça-feira (9). Em Santa Cruz de La Sierra, ele se reuniu com o presidente boliviano Luís Arce, marcando o início de uma “nova era” nas relações Brasil-Bolívia, um dia após a Bolívia tornar-se membro pleno do Mercosul.
Lula enfatizou que “não existe saída individual para nenhum país na América do Sul” e destacou a importância de decisões conjuntas para o desenvolvimento regional. Durante o encontro, foram assinados acordos em áreas como saúde pública, combate ao crime organizado e gestão migratória, permitindo que brasileiros e bolivianos tenham acesso recíproco aos sistemas de saúde dos dois países. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
Os presidentes também discutiram projetos de infraestrutura, incluindo a construção de uma fábrica de fertilizantes na fronteira e uma ponte binacional sobre o Rio Mamoré. Arce reforçou a importância da integração física através de conexões rodoviárias e ferroviárias para facilitar o acesso aos oceanos Pacífico e Atlântico, destacando a posição estratégica da Bolívia no continente.