Foto: Divulgação/FIEB
A Bahia lançou nesta quinta-feira (2) o Movimento Bahia pela Educação, durante evento realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), em Salvador. A iniciativa, articulada pela FIEB por meio do SESI Bahia, em parceria com a União dos Municípios da Bahia (UPB), marca o início de uma mobilização estadual inédita pela melhoria dos índices educacionais. O encontro reuniu representantes do governo, do setor produtivo e da sociedade civil, além da imprensa.
O movimento tem como meta alfabetizar, até 2030, no mínimo 80% das crianças baianas na idade certa – ou seja, até o final do 2º ano do ensino fundamental. A proposta dialoga com programas federais, estaduais e municipais, e conta com a adesão de instituições como a Secretaria da Educação da Bahia, Sebrae, FETRABASE, Ministério Público da Bahia, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e a Cátedra Sérgio Henrique Ferreira (USP).
Ao destacar a importância da união em torno da causa, o presidente da UPB, Wilson Cardoso (PSB), ressaltou que o compromisso deve ser coletivo. “Neste momento não tem culpados, todos nós precisamos assumir o compromisso com o futuro das nossas crianças, com o futuro da nossa Bahia”, afirmou. O presidente da FIEB, Carlos Henrique, reforçou que “a educação é determinante para reduzir desigualdades e para garantir mão de obra qualificada à indústria, atraindo investimentos para o estado”.
A secretária estadual de Educação, Rowena Brito, classificou o lançamento como um marco histórico e lembrou que a pandemia ampliou os desafios da alfabetização, em especial na formação de professores e na participação das famílias. “Já vivenciamos um novo momento na educação da Bahia a partir do engajamento do empresariado e das instituições. O município sozinho não vai dar conta”, disse, citando ainda os convênios assinados pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) para a construção de mais de 300 creches no estado.
Prêmio
Como parte da mobilização, foi lançado o Prêmio Município Alfabetizador, que vai reconhecer os municípios que alcançarem os melhores resultados de alfabetização ao fim do 2º ano do ensino fundamental. A cerimônia de entrega será realizada em 15 de dezembro de 2025, na sede do Ministério Público da Bahia. Para os organizadores, a iniciativa simboliza o compromisso conjunto de fortalecer a base da educação e garantir um futuro mais justo para as novas gerações.
Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br