Integrantes do Movimento Sem Terra na Bahia (MST Bahia) se preparam para seguir em marcha de Feira de Santana a Salvador (118 quilômetros), a partir desta segunda-feira (11), até o dia 19 de abril, quando chegam ao destino. Este ano a Marcha traz o lema ‘Reforma Agrária Popular por Terra, Teto e Pão!’
O ato contará com cerca de 3,5 mil trabalhadores rurais que buscam chamar a atenção do Poder Público para a necessidade da reforma agrária, a violência contra os trabalhadores do campo e o agravamento da crise econômica com o aumento da fome e o desemprego.
“Marchar novamente é preciso. Vamos pintar as ruas de Feira de Santana a Salvador de indignação, de coragem e luta!”, diz umas das postagens do movimento nas redes sociais. E completa: “Seguiremos em marcha gritando: Reforma Agrária Popular, por Terra, Teto e Pão!”
Para o MST, a Jornada Nacional de Lutas também marca o Abril Vermelho, período em que o Movimento relembra o Massacre de Eldorado dos Carajás, no Pará, que vai completar 26 anos. No dia 17 de abril de 1996, o crime cometido pela Polícia Militar do estado matou 21 agricultores Sem Terra e deixou dezenas de feridos.
Atividades em marcha
Estão previstas atividades de solidariedade, plantio de árvores e a denúncia contra o modelo de produção do agronegócio, além disso, o Movimento prevê a realização de processos de formação e debates em torno da conjuntura durante a realização da marcha.