Search
Close this search box.
Anuncie no PB Branco

MP recomenda medidas contra violência de gênero no Carnaval de Salvador

Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero sugere inclusão de cláusula informativa em camarotes e trios elétricos

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Ministério Público estadual, por meio do Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero em Defesa dos Direitos das Mulheres (Nevid), emitiu uma recomendação nesta quarta-feira (16), orientando o Município de Salvador a adotar medidas para divulgar o enfrentamento à violência de gênero durante os festejos do Carnaval 2024 na cidade.

Anuncie no PB Branco

A coordenadora do Nevid, promotora de Justiça Sara Gama, assinou a recomendação que propõe a inclusão de uma cláusula no decreto referente ao Carnaval. A cláusula sugere que camarotes, trios elétricos e outros equipamentos festivos exibam, de maneira visível, informações claras sobre as autoridades a serem contatadas em casos de violência contra pessoas vulneráveis, como idosos, crianças e mulheres.

Para garantir a efetividade da medida, a recomendação inclui sugestões práticas, como o uso de recursos como luzes de LED nos trios elétricos e banners nas entradas dos camarotes. Esses recursos seriam destinados a informar sobre o funcionamento 24 horas dos números de emergência 190 e 156, nos quais as vítimas de violência podem buscar ajuda durante os dias de festa.

Anuncie no PB Branco

>> Veja também: Governo do Estado lança conjunto de ações em defesa dos direitos das mulheres.

Além disso, o Nevid recomenda que o poder público forneça materiais, como cartazes, panfletos e ventarolas, para serem fixados nos camarotes. Estes materiais devem divulgar campanhas de combate à violência contra a mulher, violência sexual à criança, LGBTfobia, violência geracional e racismo. Os camarotes devem permitir o acesso dos representantes municipais para a fixação e distribuição interna desses materiais informativos.

A iniciativa visa promover um ambiente mais seguro e consciente durante o Carnaval, contribuindo para a prevenção e enfrentamento de situações de violência de gênero e outros tipos de violação de direitos.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

PODCAST

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.