O Carnaval do Pelourinho ganhou um toque especial nesta terça-feira (4) com a apresentação da banda Motumbá, que comemorou seus 20 anos de história em um show contagiante na Praça Tereza Batista. O vocalista Alexandre Guedes celebrou a participação no evento e a importância do apoio cultural. “O trio elétrico faz 75 anos, o axé completa 40 anos e o Motumbá chega aos 20. A gente agradece ao Governo do Estado pelo incentivo à cultura e à música, para a expansão da Bahia para o mundo”, afirmou.
A apresentação reforçou o Pelourinho como um polo de valorização da cultura afro-brasileira, com um público animado dançando ao som da fusão de ritmos característicos da banda. A aposta na descentralização do Carnaval, com palcos alternativos e trios sem cordas, tem permitido que diferentes circuitos recebam mais atrações e público, democratizando o acesso à festa. “Esse circuito alternativo é o que tem que rolar mesmo”, destacou Cristina Marques, moradora de Salvador.
Turistas também elogiaram a energia e a segurança do Pelourinho. Crislane Lisboa, do Rio de Janeiro, comparou os circuitos: “Eu fui ao Campo Grande e à Barra, mas aqui é muito mais tranquilo, seguro e animado”. Já Elenice Vilas Boas, de São Paulo, valorizou o espaço para artistas locais: “O Carnaval dos grandes circuitos é muito voltado para os turistas, então essa descentralização é essencial”.