A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, conquistou nesta sexta-feira (2) o número suficiente de delegados para assegurar sua indicação como candidata democrata à presidência, tornando-se a primeira mulher negra a alcançar essa posição na história do partido.
Kamala tornou-se a principal concorrente para a nomeação após o presidente Joe Biden retirar sua candidatura no mês passado, devido a pressões internas do partido. Rapidamente, ela obteve o apoio de figuras influentes e foi a única candidata a se qualificar para a indicação, assegurando que a votação dos delegados fosse definitiva. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
Os delegados votaram virtualmente durante esta semana. Participando do evento online que oficializou o anúncio, Kamala afirmou que aceitará formalmente a indicação na próxima semana, após o encerramento do período de votação. “Mas já estou feliz em saber que temos delegados suficientes para garantir a nomeação”, disse ela, a primeira mulher negra e asiática a ocupar o cargo de vice-presidente dos EUA.
“Após este mês, vamos nos reunir em Chicago como partido e teremos a oportunidade de celebrar juntos este momento histórico”, acrescentou. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
Para confirmar sua candidatura, Kamala precisava do apoio de 2.350 delegados. Os líderes do Comitê Nacional Democrata (DNC) prometeram definir um candidato até 7 de agosto, antes da convenção do partido, marcada para os dias 19 a 22 de agosto.