O governador Jerônimo Rodrigues (PT) esteve nesta quarta-feira (19) na sede da CAF, em Hortolândia (SP), para acompanhar a revisão técnica dos trens que serão utilizados no VLT do Subúrbio de Salvador. Durante a vistoria, ele garantiu a qualidade dos equipamentos e reforçou o compromisso com a modernização do transporte público. “Estamos preparando o que há de melhor em mobilidade para oferecer à região do Subúrbio”, afirmou.
A revisão dos trens inclui a checagem completa da carroceria, motores e sistemas elétricos, além da substituição de peças e testes operacionais. Segundo Renato Meirelles, presidente da CAF Brasil, os veículos estão sendo completamente desmontados e revitalizados com mais de 60 mil componentes novos. “Eles sairão daqui para Salvador como se tivessem sido fabricados ontem”, explicou.
O projeto do VLT prevê um investimento de R$ 820 milhões para a compra de 40 composições, das quais 14 já estão na fábrica. Com 36,4 km de trilhos, o sistema permitirá que marisqueiras transportem seus produtos de forma adequada. A previsão é de que os primeiros testes sejam realizados no início de 2026. “O estado está cumprindo o desafio de entregar o VLT com o melhor equipamento possível”, destacou a secretária de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira.