O governador Jerônimo Rodrigues (PT), sancionou nesta sexta-feira (21) os programas CNH da Gente e CNH na Escola, com o objetivo de ampliar o acesso à mobilidade e gerar mais oportunidades para a população de baixa renda. O anúncio foi feito pelo vice-governador Geraldo Júnior (MDB), ao lado da secretária estadual da Educação, Rowenna Brito, e do diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel.
A secretária Rowenna Brito destacou a importância da ação para os estudantes da rede estadual, especialmente para aqueles que, durante muito tempo, não tinham condições de obter a carteira de habilitação.
“Estamos falando de 10 mil vagas no programa CNH da Gente, das quais 5 mil são para estudantes da rede estadual com mais de 18 anos e que fazem parte do Bolsa Presença. Além disso, 2 mil vagas serão destinadas a estudantes com menos de 17 anos, que terão a oportunidade de realizar a parte teórica da habilitação”, explicou ela.

A medida beneficiará, principalmente, estudantes do Ensino Médio e da Educação Profissional e Tecnológica da rede pública estadual, promovendo inclusão social e mais oportunidades no mercado de trabalho. O programa também atenderá a população cadastrada no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Para participar, os interessados devem atender a critérios específicos, como ter mais de 18 anos, estar inscrito no CadÚnico, saber ler e escrever e residir na Bahia.