O samba tomou conta da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) na manhã desta segunda-feira (26) durante a solenidade que concedeu o Título de Cidadã Baiana à cantora Alcione. A homenagem, proposta pela deputada Olívia Santana (PCdoB), contou com a condução da presidente da Casa, Ivana Bastos (PSD), que destacou que a artista “já era espiritualmente baiana há muito tempo”.

Para Olívia Santana, o título reconhece não só a trajetória de Alcione na música, mas também sua representatividade como mulher negra e sua forte conexão com a Bahia. “Ela canta a Bahia, exalta nossa ancestralidade e fortalece nossa cultura pelo mundo”, afirmou a parlamentar, emocionada com a cerimônia.
Natural de São Luís, no Maranhão, Alcione tem uma relação de décadas com a cultura baiana, eternizando nas suas canções nomes como Edil Pacheco, Walmir Lima e Nelson Rufino. Durante a solenidade, Edil Pacheco afirmou que “Alcione é um patrimônio do Brasil e da Bahia”.
O evento reuniu nomes importantes da cultura e da política, como os secretários estaduais Bruno Monteiro (Secult), Augusto Vasconcelos (Setre) e Ângela Guimarães (Sepromi), além de artistas como Tonho Matéria, Nelson Rufino, Gal do Beco, Clarindo Silva e a influencer Tia Má. A cerimônia foi marcada por música, emoção e reconhecimento da importância de Alcione para a história cultural da Bahia.