O governador Jerônimo Rodrigues (PT) entregou, nesta segunda-feira (26), a reforma e ampliação do serviço de hemodinâmica e do Centro de Recuperação Pós-Anestésica (CRPA) do Hospital Ana Nery, em Salvador. Com investimento de R$ 5,3 milhões, a unidade amplia a capacidade de atendimento e oferece tecnologia de ponta para procedimentos cardiovasculares minimamente invasivos.
“Estamos falando de cirurgias modernas, que não precisam mais abrir o corpo da pessoa”, destacou o governador, ressaltando que o Ana Nery é referência mundial em saúde, ensino e pesquisa. A modernização inclui mais uma sala de hemodinâmica, passando de duas para três, e a expansão dos leitos de recuperação, que agora são onze.
A secretária da Saúde, Roberta Santana, ressaltou que “a modernização consolida o hospital como referência em alta complexidade, permitindo tratamentos mais seguros e menos invasivos”. O diretor-geral, Luiz Carlos Passos, acrescentou que “os procedimentos feitos na hemodinâmica oferecem recuperação mais rápida e risco de infecção praticamente zero”.
Com a reforma, o hospital poderá realizar até cinco mil procedimentos ambulatoriais adicionais por ano, beneficiando pacientes como Bernardina da Silva, de Araci, que já passou por duas cirurgias cardíacas na unidade. “O cuidado que eu tive aqui, eu chega me emociono”, disse ela, ao relatar sua recuperação com os novos métodos menos invasivos.
📲 Fique sabendo primeiro. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
Além da entrega, o governo anunciou a reforma da Unidade Cardiovascular, com investimento de R$ 1,48 milhão, e entregou uma nova ambulância para a unidade. O diretor-geral do Ana Nery, Luiz Carlos Passos, destacou que a modernização da hemodinâmica reduz riscos, acelera a recuperação e eleva a qualidade dos atendimentos oferecidos pelo SUS na Bahia.