A implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana deu mais um passo importante com o recebimento dos primeiros trilhos no canteiro de obras do bairro da Calçada, no Subúrbio Ferroviário. Quatro carretas chegaram à capital baiana na tarde desta segunda-feira (16), e até quinta-feira (19), mais quatro veículos devem completar a entrega, totalizando 369 barras de trilhos.
Além dos trilhos, o Governo da Bahia adquiriu equipamentos essenciais para o sistema, como a rede aérea, subestações e aparelhos de mudança de via (AMV), através de um acordo com o Estado do Mato Grosso, somando um investimento de R$ 106 milhões. A compra desses itens gerou uma economia significativa de cerca de R$ 70 milhões, segundo Ana Claudia Nascimento, diretora-presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB). “Se fôssemos ao mercado, teríamos um custo muito maior”, destacou.
O VLT terá 36,4 quilômetros de extensão, divididos em três trechos: da Ilha de São João à Calçada, de Paripe a Águas Claras e de Águas Claras à orla de Piatã, com 34 paradas no total. O projeto, que conta com um orçamento de mais de R$ 5 bilhões, promete melhorar a mobilidade urbana e fomentar o desenvolvimento econômico nas áreas contempladas. A previsão é de que os primeiros testes sejam realizados em 2026. Estão em análise também planos para ampliar o trajeto até o Comércio, no centro da cidade.
Moradores do Subúrbio, como o balconista Jonas Pereira, de 42 anos, e a funcionária pública Tatiana Lima, estão otimistas com o novo sistema. “Queremos mais conforto e agilidade, e o VLT vai proporcionar isso”, afirmou Jonas. Já Tatiana acredita que o VLT vai reduzir o tempo de viagem e melhorar o conforto, especialmente durante o calor: “será um transporte moderno e com ar-condicionado, o que vai beneficiar muitos usuários”.