De 24 a 28 de agosto, acontece a terceira edição da Feira Literária Internacional de Canudos (Flican) que este ano será realizada de forma presencial e vai homenagear o escritor, dramaturgo, professor paraibano Ariano Suassuna. Na sua programação [veja abaixo], a Flican oferecerá palestras, shows musicais e outras manifestações culturais, com foco no repertório histórico e literário dos sertões, tendo como tema Revisitar Canudos, reinventar o Brasil.
Aberta a um público nacional e internacional, a Flican 2022 sediará atividades em espaços icônicos da história e da cultura do país, como o Parque Estadual de Canudos, o Memorial Antônio Conselheiro, o Museu João de Régis, o Museu Manoel Travessa, o Mirante do Conselheiro e o Instituto Popular Memorial de Canudos. A feira terá forte participação dos estudantes da rede pública de ensino.
De acordo com o curador da feira, professor Luiz Paulo Neiva, ao longo do evento, serão também abordados temas relacionados aos marcos comemorativos de 2022: 200 anos da Independência do Brasil; 100 anos da Semana de Arte Moderna; 120 anos da publicação de Os Sertões; 125 anos da Guerra de Canudos; 180 anos do Conselho Estadual de Educação; 60 anos da efervescência das ligas camponesas no Brasil.
A Flican é organizada e gerida pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), através do Campus Avançado de Canudos e o Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural/Pós-Crítica, Campus II Alagoinhas, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Fundação Pedro Calmon, Prefeitura Municipal de Canudos, por meio das secretarias de Cultura, de Educação, de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza e de Infraestrutura. Conta ainda com o apoio das editoras das universidades estaduais da Bahia e da Universidade Federal da Bahia (Ufba), bem como do Instituto Popular Memorial de Canudos (IPMC).
Veja programação abaixo:
CANUDOS 22_flican