A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) anuncia, nesta quarta-feira (25), a convocação de 1.677 novos profissionais da educação, aprovados no concurso público da rede estadual de ensino. Entre os convocados estão 1.101 professores efetivos, 560 coordenadores pedagógicos e 16 coordenadores pedagógicos indígenas, que atuarão em escolas distribuídas nos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE). A medida faz parte de um conjunto de ações voltadas para fortalecer a educação pública e valorizar o magistério.
A secretária da Educação, Rowenna Brito, destacou a importância dessa convocação para suprir a carência de professores em diversas regiões do estado. “Esse concurso foi feito com um recorte estratégico de municípios que não tinham professores efetivos. Agora, o nosso desafio é colocar esses profissionais em sala de aula para garantir uma gestão de rede eficiente”, afirmou a secretária.
A nova convocação faz parte de um esforço contínuo do governo para otimizar as vagas do cadastro reserva do concurso, que atraiu mais de 103 mil inscritos e ofertou 2.113 vagas. Além disso, a iniciativa busca reforçar o compromisso com a qualidade da educação pública, promovendo uma maior cobertura de profissionais qualificados nas escolas estaduais da Bahia.