Empresas têm até hoje (30) para preencher relatório de transparência salarial

Medida busca garantir igualdade de remuneração entre homens e mulheres em empresas com mais de 100 funcionários

Empresas têm até hoje (30) para preencher relatório de transparência salarial
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Termina nesta sexta-feira (30) o prazo para que empresas com 100 ou mais funcionários preencham o Relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios de 2024, conforme exige a Lei 14.611/2023. Esta lei, conhecida como Lei de Igualdade Salarial, visa assegurar a igualdade de remuneração entre homens e mulheres que desempenham as mesmas funções.

As empresas devem acessar o Portal Emprega Brasil, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), para inserir as informações necessárias. O relatório é uma ferramenta essencial para que o governo federal verifique possíveis disparidades salariais por gênero e promova políticas de incentivo à igualdade no ambiente de trabalho.

As empresas que não divulgarem o relatório enfrentam multas de até 3% da folha de salários, com limite de 100 salários mínimos. Além disso, em casos de discriminação salarial identificada, a legislação prevê que as empresas devem elaborar um plano de ação corretivo em até 90 dias.

Os dados coletados também permitirão ao MTE e ao Ministério das Mulheres fazer uma análise mais abrangente sobre a situação da igualdade salarial no Brasil, cuja primeira edição do relatório, divulgada em março, revelou que as mulheres ainda ganham em média 19,4% menos que os homens no mesmo cargo.

📲 Fique sabendo primeiro. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.

Denuncie!

Anuncie no PB Branco

Denúncias de desigualdade salarial podem ser feitas pelo site da Carteira de Trabalho Digital ou no aplicativo para smartphones desenvolvido pelo Ministério do Trabalho e Emprego nos sistemas Android e iOS. Antes, é preciso acessar o portal Gov.br.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

error: Conteúdo protegido.