A Embasa concluiu na manhã desta quarta-feira (6) os serviços de manutenção e melhoria no sistema de abastecimento que afetaram Salvador e outros 12 municípios da Região Metropolitana (RMS) e do Recôncavo. O fornecimento de água já começou a ser retomado, mas o retorno ocorrerá de forma gradual, podendo levar até 48 horas para atingir todos os imóveis.
Das 50 frentes de trabalho mobilizadas, 48 foram finalizadas ainda na noite de terça (5), como previsto. As duas intervenções mais complexas foram concluídas nesta manhã, o que possibilitou a reativação completa do sistema. Cerca de 500 profissionais atuaram simultaneamente em diversos pontos.
Segundo Joana Rolemberg, diretora de Operações da Embasa na RMS, a distribuição de água é um processo técnico e lento, ao contrário da energia elétrica. “Só Salvador tem mais de 5 mil quilômetros de rede distribuidora de água”, explicou. Ela destacou que a pressão da rede precisa ser estabilizada gradualmente para evitar danos.
As regiões mais próximas aos reservatórios e em áreas mais baixas devem ser as primeiras a receber água. Já imóveis localizados em áreas mais altas ou nas pontas de rede podem demorar mais. “Monitoramos tudo em tempo real para garantir a segurança do processo”, disse Joana.
📲 Fique sabendo primeiro. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
Durante o período de normalização, a Embasa continuará oferecendo abastecimento alternativo por carro-pipa, priorizando hospitais e unidades de saúde. A empresa recomenda que a população mantenha o uso consciente da água.
Com investimento de R$ 1,5 milhão, a operação incluiu melhorias na captação em Pedra do Cavalo, modernização da adutora principal, revisão elétrica e substituição de válvulas em estruturas operacionais. A ação beneficia milhões de pessoas em Salvador, Lauro de Freitas, Simões Filho, Candeias, Madre de Deus, Santo Amaro, entre outros municípios.