Search
Close this search box.

Elon Musk ameaça fechar escritório do X no Brasil e critica Moraes por “censura agressiva”

Empresário acusa ministro do STF de violar liberdade de expressão e tomar medidas contra sua plataforma, enquanto Brasil enfrenta debate sobre regulação das redes sociais

Elon Musk suspende compra do Twitter e ações da empresa desabam
Foto: Al Drago/Blooberg
Foto: Al Drago/Blooberg

Elon Musk, CEO da rede social X, publicou críticas contundentes contra Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), acusando-o de “censura agressiva” e insinuando o fechamento do escritório da empresa no Brasil. O embate acontece em um momento em que Moraes se destaca como relator de importantes inquéritos no STF, além de ocupar a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Moraes tem sido protagonista em despachos que resultaram na suspensão de perfis, incluindo o da própria rede social X, sob alegações de disseminação de desinformação e ataques às urnas eletrônicas. A atuação do ministro, segundo o empresário Musk, vai contra a lei e a vontade popular brasileira. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.

Em uma série de tuítes compartilhando publicações do jornalista norte-americano Michael Shellenberger, intitulada “Twitter Files Brasil”, Musk reforçou suas críticas. Shellenberger argumenta que o Brasil enfrenta uma ampla repressão à liberdade de expressão liderada por Moraes, mencionando supostos e-mails vazados de funcionários do Twitter. Esses e-mails sugerem que o ministro teria exigido informações pessoais de usuários e tentado interferir nas políticas de moderação de conteúdo da plataforma.

As acusações de Musk não pararam por aí. Ele alega que Moraes impôs multas pesadas à X, ameaçou prender funcionários e cortou o acesso da rede social no Brasil. O empresário, que se autodenomina um “absolutista da liberdade de expressão”, anunciou que está retirando todas as restrições de contas no X determinadas pelo Judiciário brasileiro.

>> Relembre: Bolsonaro vai ao encontro de Elon Musk e o chama de ‘mito da liberdade’.

Até o momento, Alexandre de Moraes não se pronunciou sobre os ataques de Musk. O embate entre o empresário e o ministro do STF ocorre em um contexto mais amplo de debates sobre regulação das redes sociais e o alcance das instituições judiciais sobre as plataformas digitais. Esta matéria será atualizada conforme haja manifestação do ministro.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Tags: # #

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.