As urnas na França fecharam às 20h (15h, horário de Brasília) deste domingo (30) e começaram a ser apurados os votos do primeiro turno das eleições legislativas antecipadas. Pesquisas de boca de urna indicam que o partido de extrema direita, Reunião Nacional (RN), dominou o pleito, obtendo 34% dos votos. Este resultado pode dificultar a governabilidade do presidente Emmanuel Macron.
De acordo com a imprensa francesa, a coalizão de esquerda NFP ficou em segundo lugar com 28,1%, seguida pelo campo presidencial de Macron, que obteve 20,3%. As eleições legislativas definirão a nova composição da Assembleia Nacional, composta por 577 deputados. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
A convocação para as eleições antecipadas ocorreu após Macron dissolver a Assembleia Nacional em 9 de junho, logo após a vitória da extrema direita nas eleições para o Parlamento Europeu. Com menos de três semanas para a campanha, o cenário político francês passa por uma reviravolta significativa, refletida nas urnas.