O presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Éden Valadares, disse em entrevista para o programa Band Entrevista, da TV Band, neste sábado (26), que o PT chega em um momento mais favorável para vencer as eleições deste ano, com o secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues para governador e Lula para presidente.
“Vivemos um momento muito bom na Bahia, o Governo com aprovação recorde, com Rui Costa como o melhor governador do Brasil, e as pesquisas de opinião provam. Nós do PT vivemos uma aprovação popular anterior ao golpe. Então, a gente recuperou o patamar de aprovação superiores a esse período”, disse.
Números apontados por Valadares afirmam que, atualmente, o PT é preferido de 28% do eleitorado no Brasil e que na Bahia chega a 35%. “Agora nosso desafio maior, com aprovação de Rui, aprovação do nosso partido, e sobretudo Lula pontuando nas pesquisas sempre na liderança, é seguir esperançando a nossa sociedade a voltar a ter um período de prosperidade no Brasil”.
Sobre a influência da eleição nacional na Bahia, Valadares acredita que será polarizada em todo Brasil entre Lula e seus apoiadores, e os aliados de Jair Bolsonaro, será determinante no estado. Para o petista, a Bahia “não é uma ilha” que está isolada dos problemas vivenciados no país, com a volta da fome, desemprego e carestia.
“A eleição para governador não é em 2002 e a eleição para presidente não é em 2023 como o ex-prefeito de Salvador parece tentar convencer o povo. Então quando contextualiza a qual grupo político cada candidato pertence, Jerônimo, candidato do PT, aparece com 37%. Aí já é uma grande largada nossa”, afirmou Valadares, lembrando que quando pré-candidatos em 2006 e 2014, Wagner e Rui pontuavam com apenas 6 e 8%, respectivamente, e foram eleitos.
Além da aprovação de Lula na Bahia, Valadares destacou os atributos reunidos por Jerônimo, que, segundo ele, tem capacidade técnica testada e liderança política comprovada, para garantir uma eleição vitoriosa.
”Jerônimo é o cara que levou o trabalho do Governo do Estado para toda a Bahia, é o homem de confiança de Rui e do PT. Quando Rui quis investir em agricultura familiar, em agroindústria, criando a inédita Secretaria de Desenvolvimento Rural, em 2015, foi Jerônimo que ele convocou; e no segundo mandato, quando ele coloca a educação como prioridade, quem ele convoca? Jerônimo. Então, estamos muito felizes e confiantes com a escolha que fizemos”.