A vereadora de Salvador, Marta Rodrigues (PT), comemorou nesta quarta-feira (2) a sanção da lei, de sua autoria, que determina a criação de vagões exclusivos para mulheres no metrô de Salvador.

“A medida já vem sendo adotada em algumas capitais com resultados positivos. Obviamente, a luta contra a violência não termina aqui. Ainda são necessárias outras medidas e políticas públicas, como a conscientização e a punição dos agressores. Mas a criação de um vagão exclusivo para mulheres é um respiro em uma sociedade machista, que frequentemente abusa de mulheres no transporte público”, afirmou a vereadora.
A iniciativa de Marta Rodrigues se baseia nas experiências bem-sucedidas do chamado “vagão rosa”, já implantado em cidades como Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Recife e Contagem.
“O assédio no transporte público é diário e de diferentes tipos. Muitas vezes, as mulheres ficam tão chocadas com o crime que não conseguem denunciar na hora. Para muitas, a percepção do abuso só vem depois, ao sair do transporte. Isso gera uma sensação de humilhação e abuso. O poder público precisa oferecer proteção, segurança e dignidade às mulheres, enquanto combate o machismo na sociedade”, declarou Marta Rodrigues.
A vereadora também solicitou que a gestão do sistema metroviário promova campanhas educativas, com avisos sonoros nos trens e estações, além de comunicação visual e vídeos educativos nos televisores do sistema. “As violências contra mulheres são múltiplas e têm recortes de gênero, raça e classe social”, concluiu.