A Prefeitura de Camaçari apresentou um balanço das ações realizadas nos primeiros seis meses de 2025, marcados pela ampliação e qualificação dos serviços públicos. Da limpeza urbana e modernização da iluminação à retomada do transporte coletivo, a gestão atuou para oferecer mais organização e qualidade de vida à população.
Um dos destaques foi o início da operação do Conecta Camaçari, sistema emergencial de transporte com 40 veículos equipados com ar-condicionado, Wi-Fi e elevador para PCDs, atendendo 47 bairros em 28 roteiros.
Segundo o diretor-superintendente de Trânsito e Transporte Público, Edmilson Sousa, “durante esse período foram feitos vários estudos, levantamentos, uma nova reestruturação para que a gente pudesse fazer a contratação emergencial”. Além da retomada do transporte, a STT emitiu 169 credenciais especiais de estacionamento, renovou alvarás para transporte escolar e táxis, e autorizou o primeiro táxi 100% elétrico do município.
Na iluminação pública, 882 novos pontos foram instalados pela Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), com substituição para lâmpadas de maior potência e tecnologia LED. Já na limpeza e manutenção urbana, as ações contínuas incluíram roçagem, capinagem, varrição, pintura de meio-fio, poda, retirada de entulhos e desobstrução de bueiros, beneficiando praças, avenidas, campos, escolas e postos de saúde.
A orla também recebeu atenção especial, com limpeza de praias e rios em parceria com a Limpec, Naturalle e Sedur. No Camaforró 2025, os catadores de recicláveis tiveram pesagem e pagamento imediato, além de receberem kits de Equipamentos de Proteção Individual. O resultado foi a coleta de mais de 3 toneladas de material reciclável durante os quatro dias de festa.
O Programa de Transporte Social, Técnico e Universitário (TSTU) atendeu 3.240 usuários em 72 roteiros, com melhorias de frota, horários e itinerários. “Para o segundo semestre estamos atuando para que haja uma maior aproximação dos beneficiários da orla e em um novo Espaço Universitário na sede”, antecipou o coordenador Hyago Cerqueira.
No ordenamento do Centro, 106 ambulantes foram realocados e o Centro Comercial de Camaçari recebeu grandes ações de higienização. A Sesp também realizou as Feiras do Peixe e do Milho e cadastrou mais de 600 comerciantes para o Camaforró. A gestão destaca que o semestre foi marcado pela humanização dos atendimentos e que seguirá com o planejamento de revitalização em toda a cidade.