Search
Close this search box.

Dia D: Bahia se une à mobilização nacional contra a Dengue

Secretária da Saúde do Estado lidera esforços em reunião nacional para enfrentar aumento significativo de casos

Epidemia: Dengue assola 13 municípios baianos enquanto autoridades intensificam medidas preventivas
Foto: Paulo Whitaker/Reuters
Foto: Paulo Whitaker/Reuters

Em uma resposta urgente ao aumento alarmante dos casos de Dengue, o estado da Bahia se une ao Dia D de mobilização nacional, agendado para o próximo sábado (2), em uma iniciativa liderada pela Secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana. Este movimento destaca a necessidade premente de uma ação coletiva para conter a propagação da doença, ressaltando o papel fundamental que cada indivíduo desempenha na prevenção.

Com o apoio do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems-BA), da União dos Municípios da Bahia (UPB) e do Conselho Estadual de Saúde (CES), os municípios se preparam para intensificar esforços, realizando mutirões de limpeza, inspeções domiciliares nas áreas mais afetadas e distribuição de materiais informativos. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.

Os números alarmantes revelam a urgência da situação: a Bahia já registra 16.771 casos prováveis de Dengue até 24 de fevereiro de 2024, quase o dobro do período anterior. Com 64 cidades em estado de epidemia, a região Sudoeste é a mais atingida, tendo já confirmado cinco óbitos decorrentes da doença em localidades como Ibiassucê, Jacaraci, Piripá e Irecê.

Anuncie no PB Branco

A Ministra da Saúde, Nísia Trindade, destaca que o cenário nacional é particularmente desafiador, com o impacto das condições climáticas adversas e o surgimento de novos sorotipos da Dengue (2 e 3), exigindo uma abordagem integrada e coordenada.

Roberta Santana ressalta a importância da união de esforços para conter o avanço da doença e evitar mais mortes. Ela enfatiza a necessidade de as prefeituras intensificarem ações de atenção primária e limpeza urbana, priorizando a eliminação de criadouros antes de recorrerem ao fumacê, que deve ser um último recurso. Além disso, destaca o apoio do governo estadual na aquisição de novos veículos de fumacê, distribuição de kits para agentes de combate às endemias e facilitação da aquisição de recursos pelos municípios.

Drones

Anuncie no PB Branco

O combate à Dengue na Bahia ganhou mais uma aliada: a tecnologia. O Governo do Estado deu início ao uso de drones como nova estratégia para identificar em áreas de difícil acesso focos do mosquito Aedes aegypti, vetor de transmissão de Dengue, Zika e Chikungunya. As imagens capturadas pelos equipamentos são analisadas pelos agentes de endemias, que conseguem identificar locais com acúmulo de água parada e possíveis criadouros do mosquito, facilitando a ação das equipes e tornando o combate mais eficaz.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.