O deputado estadual Angelo Coronel Filho (PSD) apresentou um projeto de resolução na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) propondo a concessão do Título de Cidadão Baiano ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso. O parlamentar justificou a homenagem destacando o extenso currículo do ministro, que inclui sua atuação como professor de Direito Constitucional e sua trajetória como advogado e magistrado de renome.
Barroso, natural de Vassouras, no Rio de Janeiro, é formado em Direito pela UERJ, com mestrado pela Yale Law School e doutorado pela UERJ, além de ter realizado pós-doutorado em Harvard. “Ministro Barroso é um dos criadores do Programa de Pós-graduação em Direito Público da UERJ, um dos mais reconhecidos do Brasil”, ressaltou Coronel Filho, destacando a contribuição do jurista para o Direito Constitucional brasileiro.
Entre os casos de grande repercussão defendidos por Barroso no STF estão a pesquisa com células-tronco embrionárias, a equiparação das uniões homoafetivas às uniões estáveis e a proibição do nepotismo no Judiciário. Nomeado ministro do STF em 2013, Barroso foi indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff, sendo reconhecido por sua atuação em temas de grande relevância no cenário jurídico nacional.