O que está sendo manifestado nas ruas de Lauro de Freitas foi comprovado neste sábado (5) com a liberação da divulgação da pesquisa encomendada pela TV Band e realizada pela Âncora Pesquisa, sob registro BA-01642/2024. Rosalvo (PT), candidato de Lula, desponta na liderança com 58,3%, enquanto a candidata de Bolsonaro, Débora Regis (União Brasil), aparece com 41,7%.
Em declaração, Rosalvo comemorou os resultados e reforçou a importância de sua aliança com os governos estadual e federal. “Lauro sabe que estamos do lado certo, com a aliança consolidada com o governo do estado e federal. Vamos seguir avançando e trabalhando cada dia mais pelo nosso povo”, disse o candidato, confiante em sua vitória nas urnas.
A tentativa de Débora Regis de barrar a divulgação da pesquisa por meio de uma liminar na Justiça Eleitoral foi frustrada novamente. A Justiça decidiu pela legalidade do levantamento, afirmando que “a pesquisa está devidamente registrada e seguiu os requisitos legais”, permitindo que os resultados fossem divulgados.
A pesquisa foi realizada entre os dias 1º e 2 de outubro, entrevistando 1.068 eleitores, e tem uma margem de erro de 3%, com um nível de confiança de 95%.
>> Veja também: Débora Regis divulga pesquisa de agosto para tentar confundir eleitores em Lauro de Freitas.
Apesar da contestação judicial, a decisão da Justiça Eleitoral foi clara em rejeitar a suspensão da pesquisa. O documento destacou que os fundamentos utilizados por Débora para barrar a divulgação “vão de encontro ao entendimento consolidado por esta Corte”, permitindo assim que os eleitores tenham acesso aos números antes da votação.