Durante a agenda de assinatura da ordem de serviço do Programa Banho de Luz no Bambuzal, a prefeita de Lauro de Freitas, Débora Regis (União Brasil), revelou a situação da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Caji Caixa d’Água, cuja obra nunca saiu do papel. Segundo a gestora, os recursos destinados em 2016 não foram aplicados e o município terá de devolver parte da verba.
Débora explicou que a obra foi iniciada na gestão do ex-prefeito Márcio Paiva (PP), mas não teve continuidade na administração seguinte, de Moema Gramacho (PT). “Veio um recurso de R$ 82 mil que ainda estão nos cofres da Prefeitura, mas que, infelizmente, nós vamos ter que devolver porque não houve o andamento da obra”, disse.
A prefeita ressaltou que a unidade é uma demanda urgente para a região, que permanece descoberta na área da saúde. Ela afirmou que não desistirá do projeto e que já iniciou tratativas junto ao governo federal. “Supliquei, fiz ofício, fiz relatório de toda a região do Caji Caixa d’Água e entreguei pessoalmente nas mãos do ministro da Saúde [Padilha], justamente para tentarmos reaver esse posto de saúde aqui para o Caji”, destacou.
A iniciativa busca garantir que a população do Caji Caixa d’Água tenha acesso a serviços básicos de saúde, suprindo uma lacuna que já dura quase uma década. A prefeitura aguarda retorno do Ministério da Saúde sobre a possibilidade de novos recursos para a construção da unidade.
Confira:
Débora Regis denunciou que a obra da UBS do Caji Caixa d’Água, iniciada em 2016, nunca saiu do papel e que os R$ 82 mil destinados terão de ser devolvidos. Ela afirmou ter levado a demanda ao MS para viabilizar a construção da unidade e garantir atendimento à comunidade. pic.twitter.com/wANNbV9Iqs
— Panorama da Bahia (@panoramadabahia) September 30, 2025