A Organização Mundial da Saúde (OMS) mostrou preocupação, nesta segunda-feira (16), com o possível surto de covid-19 na Coreia do Norte. Em nota divulgada à imprensa, a entidade reiterou o compromisso de apoio ao país na resposta à pandemia.
“A OMS está preocupada e pronta para apoiar o governo e o povo da Coreia do Norte para responder à pandemia e salvar vidas”, disse Poonam Khetrapal Singh, diretor regional da OMS para o Sudeste Asiático.
“Como o país ainda não iniciou a vacinação contra a covid-19, existe o risco de o vírus se espalhar rapidamente entre as pessoas, a menos que seja reduzido com medidas imediatas e apropriadas”, disse Singh.
Ainda segundo a OMS, a Coreia do Norte recebeu um plano estratégico nacional de preparação e resposta para a doença. O plano foi revisado e aprovado por um órgão em nível regional, tornando o país apto a receber vacinas por meio do consórcio internacional Covax Facility.
De acordo com a nota, a OMS aguarda informações da Coreia do Norte sobre o vírus. “Estamos comprometidos em ajudar nosso país membro, conforme necessário, fornecendo suporte técnico para ampliar os testes, fortalecer a gestão de casos, implementar medidas sociais e de saúde pública específicas da situação e fornecer suprimentos médicos e medicamentos essenciais”, disse o diretor regional.